top of page

Dicas para montar um Home Theater

Está pensando em montar um Home Theater em casa? É preciso estar atento a algumas questões, como a distância entre a tela e o sofá, a altura ideal da tela/TV e a posição dos alto-falantes... Também se deve avaliar os tipos de mídia e dispositivos de conexão (USB, por exemplo) que costuma ou gostaria de reproduzir para que os equipamentos sejam compatíveis. E não menos importante, avaliar o espaço destinado. Depois de entender um pouquinho sobre todo o sistema ... é hora então de escolher a melhor opção para seus desejos e bolso!

Então vamos falar de cada item:

Receiver:

O Receiver liga todos os equipamentos de vídeo e áudio. Ou seja, integra tudo a outros aparelhos, como CD ou DVD llayer, notebook, mp3 player, karaokê e videogame.

Soundbar:

É um único aparelho que deve ser posicionado abaixo do televisor e o envolvimento surround de um home theater completo. Em geral, é indicado para ambientes pequenos, por ser compacto e dispensar a instalação de caixas adicionais.

Este sistema vem conquistando espaço em virtude dos ambientes serem cada vez menores, entretanto apesar de garantir áudio melhor que o da TV está muito longe de apresentar a distinção das caixas individuais.

Sistema 5.1 / 6.1 / 7.1 / 2.1 ??????

Os números referem-se à quantidade de caixas de som e também como o áudio é distribuído. Se um home theater é 2.1, significa que possui dois alto-falantes comuns e uma caixa de som subwoofer. O mesmo vale para o 5.1: cinco caixas de som e um subwoofer. E assim por diante.

Quanto mais caixas acústicas, mais realista será a experiência sonora.

Subwoofer

Emite as frequências graves. Deve ser posicionado com a base direta no chão, dentro ou não de um móvel. Não precisa necessariamente ficar abaixo da TV, podendo ficar nas laterais do ambiente como na foto abaixo

Projeto Artis Desing

In-a-box

Os Home theaters com melhor custo-benefício são os In-a-box (integrados), cujas caixas de som, e Receiver formam um pacote. Apesar de não garantirem elevada qualidade, os conjuntos conquistam a maior parte de usuários que procuram aliar, a qualidade do som à imagem sem gastar muito dinheiro.

Mas se você pretende usufruir algo com uma performance com nível mais elevado é aconselhável ter um Receiver fabricado por marcas especializadas, pois garantem uma fidelidade sonora maior, porém o custo também é mais elevado!

O ambiente

O espaço onde o Home Theater é montado pode contribuir bastante para que o usuário tenha uma experiência agradável (ou contrária) quando for curtir o cinema caseiro.

Elementos como acústica e iluminação inadequadas chegam a interferir diretamente na qualidade do som e da imagem. Para garantir imagens equilibradas escolha um lugar com pouca penetração da luz solar.

Projeto Luis Fernando Hedó e Carlos Hansen

Posição da Imagem e caixas

A posição da tela/TV e caixas de som devem obedecer a um eixo imaginário e tudo deverá estar alinhado a isso. Dessa forma o som ficará concentrado exatamente onde você estiver sentado, sem distorção, provocando a sensação de estar te colocando no meio da ação do filme por um simples envolvimento com o som. Caso contrário as caixas acabam fazendo só "barulho", em vez de criar uma experiência sonora agradável. O mesmo vale para a Tela, imagina olhar de lado... como se estivesse sentado no canto do cinema... Uma sensação muito ruim!

TV

A máxima, quanto maior - melhor não vale aqui. O tamanho da imagem pode comprometer a qualidade se não for condizente com o tamanho do ambiente. Via de regra a visão humana consegue atingir com clareza um ângulo de abertura de 30°, portanto uma imagem fora disso não será bem percebida, além disso se houver legenda não será possível a leitura. Portanto é muito importante não adquirir uma tela ou TV fora da capacidade do local.

Sobre a altura ideal uma boa dica é que a tela deve ficar alinhada aos olhos do observador sentado no sofá, ou seja, algo em torno de 1,2m de altura, se for utilizar em quartos sobe para 1,4m já que por conta da visualização precisa estar um pouco mais alta.

Projeto Artis Desing

O móvel

Quanto menor a sala, maior a necessidade de planejar o móvel do home theater, aproveitando cada nicho e cada gaveta para acomodar equipamentos, caixas acústicas. A melhor opção são móveis sob medida que e o ideal é que a peça seja produzida levando em conta as medidas de todos os aparelhos (com certa folga nos nichos para evitar problemas de superaquecimento) e os hábitos dos moradores. Não esqueça de fundo falso para acomodar a quantidade enorme de fios.

Ah, e uma dica: Sistema de Home Theater sem fio precisa de tomada! Isso mesmo, não tem fio de áudio, mas a energia precisa chegar! Então não se iluda que esta é a melhor opção. Consulte um especialista que é melhor!

Projeto Marilene Galindo

Decoração

Este ambiente precisa ser aconchegante, portanto abusar de almofadas e pufes (além de assentos servem para esticar as pernas) é uma excelente idéia.

Tapetes e cortinas também devem compor o visual, além de darem mais personalidade garantem acústica ao espaço.

Aposte também em papel de parede, pôster e quadros. Invista em elementos que irão conversem entre si e criem uma atmosfera agradável.

Projeto Carlos Motta

Iluminação

A iluminação mais amena é ideal para esse ambiente. As cortinas além de decorar irão ajudar a garantir um filtro da luz natural. O uso de dimmers que controlam a intensidade de luz artificial é muito bem vindo, mas se você quiser sofisticar ainda mais invista em um controle de iluminação por controle remoto. Vale a pena!

Projeto Artis Desing

Automação

Com diversos equipamentos para controlar (Receiver, DVD, Blu Ray, TV, Video Game, TV por assinatura....) a quantidade de controles vai aumentando e em muitos casos é difícil sincronizar tudo. Uma ótima opção é o uso de sistemas de automação que controlam todo o sistema de Áudio e vídeo (Com apenas um clique é possível assistir o filme desejado) e em muitos casos a casa toda, incluindo iluminação, ar condicionado e muito mais. Mas este é um assunto muito longo que garante pelo menos mais um enorme post!

Projeto Ana Lucia Jucá

Gostou do Post? Quer dar alguma sugestão de tema para os próximos? Escreva nos comentários ou mande um e-mail para isabellamachadoarquitetura@yahoo.com.br

Crédito Imagens: Google Imagens / Pinterest / techtudo.com.br / tecnologia.uol.com.br / Artis Desing / Ana Lúcia Jucá / Carlos Motta

* Caso reconheça a imagem e consiga nos passar detalhes para crédito entre em contato.

Busque
Tags
Recent Posts
Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Cadastre-se 

Assine agora

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

INSTAGRAN: @isabellamachadoarquitetura
bottom of page