Iluminação residencial

Investir em um projeto de iluminação eficiente favorece a visibilidade dos espaços e uma boa iluminação representa um conjunto de benefícios.

 

Está comprovado que uma iluminação artificial adequada consegue reduzir a possibilidade de erros ou acidente, diminui a fadiga ocular e exerce uma boa influência sobre a motivação durante uma atividade. Em contrapartida a falta de cuidados ao iluminar acarreta baixa eficiência energética e contas altas, por pontos de luz desperdiçados, janelas com persianas fechadas todo o tempo e o uso excessivo e constante de ar condicionado.

 

Além disso, já faz algum tempo que a iluminação deixou de ser utilizada apenas com a função de clarear os ambientes. Com um importante papel na decoração, o recurso é um aliado dos profissionais na valorização dos espaços. 

Por meio da luz há vários artifícios para criar cenários sofisticados, acolhedores e divertidos. Mas para aproveitar todas as possibilidades, é preciso saber como utilizá-la em cada ambiente.

 

Primeiramente é necessário analisar qual é a funcionalidade que se espera de cada ambiente antes de instalar a iluminação. Planejar a iluminação certa para cada ambiente é importante para tornar os espaços mais harmoniosos.

 

A iluminação geral feita com um único ponto central é o tipo mais funcional e básico. É permite uma visão geral do ambiente, entretanto não ilumina adequadamente todos os pontos. Iluminação periférica, pontual, de destaque e de tarefa são necessárias para compor melhor o espaço. E fique atento em escolher a mesma linguagem visual por meio da temperatura de cor (tom emitido pela lâmpada – Mais amarelado ou azulado). Em ambientes integrados é interessante usar tons semelhantes ou de pouca variação de temperatura, já que não compõe muito usar um pendente com lâmpada fria (azulado) no jantar e spots com lâmpadas quentes (amareladas) no aparador por exemplo.

 

 Nos quartos

Nesses ambientes temos necessidade de uma luz geral e também indireta. Para a pessoa se vestir, escolher uma roupa no armário, é preciso mais luz. Já na hora do descanso ou leitura, ela deve ser mais focada e indireta.

A iluminação de efeito, com abajur e arandelas é usada para valorizar o ambiente. Neste caso também é possível a utilização de pequenos spots de luz próximos à cabeceira dão mais charme e elegância ao ambiente.

 

 

 

 

No living

Na sala, é interessante criar várias cenas, pensando em cada uso.

No Jantar, montar um ambiente mais intimista, para reuniões com amigos ou refeições mais românticas.

Já nos ambientes de leitura, é fundamental utilizar, além da iluminação natural, luminárias mais fortes.

Para assistir à TV, é indicado o uso de uma luz para possibilitar mexer nos controles, sem dar reflexo na imagem ou ofuscar a cor

 

 

Banheiros

Nos banheiros, é preciso muita luz para facilitar tarefas do dia a dia, como fazer maquiagem e se barbear. Além disso, é importante não esquecer do banho. Em muitos casos, apenas a luz geral que normalmente fica fora do box, não é suficiente para atender a essa tarefa. Portanto prever mais um ponto dentro desta área é muito recomendado

 

 

 

 

Cozinha

Na cozinha, é necessário pensar em uma iluminação sem sombras. "Por ser um ambiente onde preparamos as refeições, o ideal é que a iluminação seja bem clara e limpa, dessa forma a luz geral deve atender todas as bancadas e cuba.

E em cozinha gourmet, complementa-se a luz geral com iluminação de efeito e mais focada na área de mesa e estar.

 

 

Outros

Em ambientes como lavabo, hall de entrada e circulação a luz geral pode ser dispensada. Como são ambientes de pouco uso, a iluminação de destaque funciona muito bem.

 

 

Gostou do Post? Quer dar alguma sugestão de tema para os próximos?  Escreva nos comentários ou mande um e-mail para isabellamachadoarquitetura@yahoo.com.br

 

Crédito Imagens: Arquivo Pessoal / Google Imagens / Pinterest / www.decoracao.com / Revista Casa Claudia

* Caso reconheça a imagem e consiga nos passar detalhes para crédito entre em contato.

Please reload

Busque
Tags
Recent Posts
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Cadastre-se 

Assine agora

INSTAGRAN: @isabellamachadoarquitetura