top of page

Pontos de instalação em cozinhas

Quando pensamos em modernizar nossa cozinha, ou mesmo quando iniciamos um projeto temos que ficar atentos as recomendações de pontos de instalações para os equipamentos essenciais!

O primeiro item a se fazer é uma lista com o que será utilizado e então se possível já definir marca e modelo dos elementos que serão embutidos ou daqueles que precisamos ficar atentos com relação ao tamanho, como por exemplo, geladeira, forno, cooktop.

Os fabricantes recomendam dentro dos seus manuais as especificações técnicas corretas de acordo com a norma. Portanto, consultar os manuais para garantir que tudo ficará no seu devido lugar é primordial!

Geladeira

Sempre prever uma tomada dedicada e fique atento ao espaço necessário para abertura da(s) porta(s).

Se o modelo pretendido for dos mais modernos, que inclusive produzam gelo é necessário prever também um ponto de água!

Filtro

Além do ponto de água é importante prever uma tomada, caso a opção seja para os purificadores que liberam água gelada!

Fogão

O Fogão com pés tradicionais são os que menos inspiram cuidados na hora do planejamento. Basta certificar se o tamanho do produto está de acordo com o vão disponível e prever tomada e a saída de gás!

Porém se a opção é fogão de embutir deve-se atentar para que a tomada e a saída do gás não fiquem atrás da caixa onde o equipamento ficará acomodado.

É importante observar que tomada de elétrica deve estar afastado pelo menos a 30 centímetros saída de gás.

Além disso, a bancada em geral é mais profunda que o tradicional chegando na media a 65cm. Já o recorte na bancada para encaixar o produto deve obedecer a medida fornecida pelo fabricante (cada modelo possui uma medida).

Cooktop

Assim como no fogão de embutir certifique-se também das medidas mínimas orientadas por cada fabricante de acordo com o modelo do equipamento escolhido tanto para a profundidade da bancada e recorte de encaixe do produto como também para a profundidade mínima da caixa do armário! Em geral, uma caixa com 60cm e bancada com 63cm de profundidade atende a maioria dos produtos disponíveis.

Verifique também o modelo escolhido para saber a necessidade de saída de gás ou somente tomada elétrica!

Forno de embutir

Certifique-se também das medidas mínimas orientadas por cada fabricante de acordo com o modelo do equipamento escolhido além das recomendações de isolamento da caixa do armário.

Não esqueça que se você for usar Cooktop e forno de embutir você deve ter pontos de saída de gás independentes e também tomadas elétricas independente.

Se você está comprando os móveis em lojas de Modulados, a grande maioria utiliza medidas padrões que atendem a diversos aparelhos, mas mesmo assim defina os produtos e notifique ao projetista a marca e modelo de todos os equipamentos escolhidos para que não tenha surpresa no futuro!! Além disso, as boas lojas fazem as marcações dos pontos de instalação conforme a norma e fica ainda mais precisa a execução na obra!

Gostou do Post? Quer dar alguma sugestão de tema para os próximos? Escreva nos comentários ou mande um e-mail para isabellamachadoarquitetura@yahoo.com.br

Crédito Imagens: Google Imagens / Pinterest / Eletrolux / Brastemp

* Caso reconheça a imagem e consiga nos passar detalhes para crédito entre em contato.

Busque
Tags
Recent Posts
Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Cadastre-se 

Assine agora

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

INSTAGRAN: @isabellamachadoarquitetura
bottom of page