top of page

Luz Amarela ou Branca?

Está em dúvida sobre o "tom" da iluminação?

A "temperatura de cor" é o que determinar a tom. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente. Quanto mais alto o valor, mais azulada... Quanto mais baixo, mais amarelada!

A escolha da temperatura de cor mais adequada a cada ambiente é pessoal, ou seja, cada pessoa tem sua preferência. Entretanto existem algumas sugestões importantes que devem ser levadas em conta na sua decisão:

Para ambientes residenciais geralmente usamos tons mais amarelados, pois tornam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, estimulando a pessoa a relaxar. (Normalmente elas têm temperatura de cor entre de 2.700K e 3.100K)

Para ambientes de trabalhos, damos preferencia para os tons mais brancos ou azulados, pois

são mais estimulantes, portanto, mais indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios e indústrias, e ambientes residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. (Acima de 4.00K)

É importante ter em mente que a cor da luz tem influência direta no seu estado emocional e pode ser uma grande aliada para o seu bem-estar. A iluminação amarelada no quarto ajuda a relaxar, enquanto a luz fria, branca, facilita a visualização de alimentos e utensílios na cozinha, e estimulam as atividades numa sala de reunião.

Eu particularmente não gosto de misturar tons em um mesmo ambiente. Na minha opinião fica esquisito e cansa o olhar!

Importante: Algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a iluminação, mais potente é a lâmpada ou que ilumina mais que a lâmpada amarela. Entretanto isso NÂO é verdade. A temperatura de cor não tem influência nenhuma no consumo da lâmpada, não utilizando mais ou menos energia em função da tonalidade do seu facho de luz, mas sim de acordo com a sua potência!

Gostou do Post? Quer dar alguma sugestão de tema para os próximos? Escreva nos comentários ou mande um e-mail para isabellamachadoarquitetura@yahoo.com.br

Busque
Tags
Recent Posts
Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Cadastre-se 

Assine agora

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

INSTAGRAN: @isabellamachadoarquitetura
bottom of page